Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Plano de aula

Matemática
Régua e número decimal
Antonio Rodrigues Neto*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Introdução
A régua é um instrumento bastante conhecido entre os estudantes e pode ser usada para produzir atividades matemáticas que relacionam os conceitos da geometria com a lógica e as técnicas de cálculo do número decimal.

Objetivos

Por meio das regras de cálculo que já foram desenvolvidas em sala de aula, utilizar a régua para explorar o conceito de unidade e de número decimal. Aplicar problemas que relacionem essas regras com os conceitos geométricos necessários para a interpretação de cada problema.
Estratégias
1) Pedir para os alunos observarem a subdivisão da régua. Mostrar essa subdivisão por meio de uma ampliação, utilizando o retroprojetor (a régua se transforma em uma transparência).

2) Identificar os intervalos da régua, que representam o milímetro e o centímetro, mostrando que o milímetro é uma fração do centímetro:



3) Exercitar com os alunos, por meio da divisão, a transformação da fração decimal em número decimal:



4) Pedir para os alunos medirem o comprimento de alguns objetos disponíveis na própria sala de aula, como a borracha, a caneta e o caderno. Qual o comprimento e a largura da folha do caderno? Escrever essas medidas em milímetros e centímetros.

5) Exercitar a transformação do milímetro em centímetro explorando o conceito de fração e de número decimal:



6) Desenhar um retângulo na lousa, indicando o comprimento igual a 7,3 cm e uma largura de 4,8 cm. Pedir para que os alunos calculem o perímetro e a área dessa figura:

P = 7,3 + 4,8 +7,3 + 4,8 = 24,2 cm



7) Pedir para que os alunos meçam, com a régua, o comprimento de suas mãos, dando a resposta em centímetros. Discutir o procedimento e o critério utilizado nesse tipo de medida.

8) Desafiar os alunos a fazerem uma estimativa do tamanho dos seus passos em centímetros. Pedir que cada aluno calcule quantas vezes o tamanho do seu passo é maior que o comprimento da sua mão:



9) Pedir para que os alunos meçam o intervalo das linhas do caderno, dando a resposta em centímetros e em milímetros. Quantas linhas caberiam em um intervalo de 16 cm?

10) Orientar os alunos para que desenhem no caderno, à mão livre, um triângulo. A seguir, devem medir com a régua o comprimento de cada lado. Pedir para que calculem o perímetro dessa figura em cm e mm.

Atividades

1) Utilizando papel cartão, recortar um retângulo com as medidas sugeridas (7,3 cm e 4,8 cm). Medir com a régua a diagonal desse retângulo, dando a resposta em cm e mm.

2) Pesquisar o jogo do tangram e escolher algumas figuras. Reproduzi-las no caderno, à mão livre, medindo, com a régua, os comprimentos dos lados de cada figura, realizando, a seguir, o cálculo do respectivo perímetro.


*Antonio Rodrigues Neto, professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.


http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/matematica-regua-e-numero-decimal.jhtm

Nenhum comentário: