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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exemplos de plano de aula em matemática

Discutir estratégias para resolver problemas
Bloco de Conteúdo
Números e operações
Conteúdo
Operações com números naturais
Mais sobre Matemática
PLANO DE AULA
• Interpretação de enunciados de problemas
Objetivos
- Reconhecer que há mais de uma possibilidade de resolução para a mesma situação-problema.
- Socializar diferentes estratégias para conhecer e entender outros procedimentos de cálculo.
Anos
2º e 3º anos

Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Nem sempre o aluno com deficiência intelectual vai conseguir resolver um mesmo problema com base em diferentes estratégias, mas é importante que ele compartilhe como conseguiu resolver e perceba como os colegas o fizeram. Se ele conseguir encontrar uma forma adequada para resolver problemas do campo aditivo, por exemplo, esse já pode ser um grande avanço. Vale, também, relacionar os problemas com assuntos cotidianos, que façam parte do dia a dia da criança. Utilizar recursos visuais, como as figurinhas do álbum citado nesta atividade, contribui para que o aluno consiga compreender as estratégias que podem ser utilizadas. Amplie o tempo de realização das atividades, antecipe as etapas para o aluno sempre que possível e conte com a ajuda dos responsáveis pelo AEE.
Desenvolvimento
Divida a turma em duplas e apresente o problema: "Paulo tinha 47 figurinhas em seu álbum. Ontem, colou 12. Quantas figurinhas Paulo tem?" Cada dupla deve discutir as possibilidades de resolução que serão utilizadas. Circule pela sala e verifique os procedimentos empregados. Nesse momento, não intervenha ou dê pistas sobre como resolver. Caso a turma apresente dificuldades, intervenha perguntando: o que aconteceu com as figurinhas? Peça que registrem seu pensamento. Isso facilita a organização das ideias e permite que cada um tenha mais clareza do que é solicitado. Proponha que as crianças que usaram diferentes procedimentos troquem de duplas e expliquem para o colega como resolveram. Incentive-as a comparar as estratégias, e não apenas o resultado final. Peça que três alunos expliquem os procedimentos utilizados para o restante da classe (o ideal é que pelo menos um utilize a contagem). Por exemplo: o que contou se perdeu e chegou a 51. O segundo contou 12 vezes a partir do 47 e chegou a 58. O último apresentou a seguinte resolução 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 7 + 2 = 59. Questione: qual foi o caminho utilizado? Por que você resolveu assim? Outros estudantes que fizeram da mesma forma podem ajudar a explicar. Proponha uma reflexão sobre os resultados obtidos com base no uso da contagem e da decomposição. Pergunte: os cálculos para esse problema estão certos? Em qual deles é menor a margem de erro? Por quê? Peça que eles registrem o raciocínio utilizado.

Avaliação
Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos procedimentos utilizados. Observe também a participação nas situações de discussão, registrando as opiniões.









Interpretação de enunciados de problemas
Bloco de Conteúdo
Números e operações
Conteúdo
Operações com números naturais
Mais sobre Matemática
PLANO DE AULA
• Discutir estratégias para resolver problemas
Objetivo
Interpretar os enunciados dos problemas.
Anos
2º e 3º anos
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Alunos com deficiência intelectual podem aprender a resolver problemas de adição e de subtração. Procure explorar situações do cotidiano da criança e repita a atividade diversas vezes para facilitar a compreensão. Antecipe as atividades para o aluno e amplie o tempo de realização das etapas para que esta criança proponha uma solução e compartilhe-a com os colegas. Proponha atividades que possam ser realizadas em casa e conte, também, com a ajuda do AEE.

Desenvolvimento
Organize as crianças em duplas e apresente a situação-problema: "Mamãe foi ao mercado e na sacola trouxe: 12 laranjas, 3 litros de leite, 1 pão de fôrma, 4 maçãs, 1 penca com 8 bananas e 2 caixas de suco de uva. Quantas frutas ela comprou?" Solicite que um aluno explique para o outro quais informações devem ser selecionadas para resolver a questão, relatando qual caminho usou para resolvê-lo. As duplas terão de chegar a um consenso sobre a estratégia escolhida. Solicite que algumas duplas apresentem os procedimentos utilizados e justifiquem. Pergunte: quem pode ler o problema novamente? Há alguma palavra nova ou desconhecida? Do que ele trata? Qual é a pergunta? O que se quer saber? Retome a leitura do enunciado quantas vezes forem necessárias e peça que grifem informações que serão utilizadas. Em seguida, peça que façam os cálculos.

Avaliação
Valide os resultados e pergunte: por que as repostas dos cálculos foram diferentes? O que precisamos fazer para resolver problemas parecidos como esse? As conclusões devem ser registradas no quadro, como quais informações selecionar e quais não são necessárias. Intervenha caso as respostas fujam do esperado.
Consultoria: Gabriela Maia Fischer
Professora da EM Prefeito Wittich Freitag, em Joinville, SC.