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terça-feira, 3 de maio de 2011

A estatística na escola através de gráficos e tabelas.



Muitas vezes, os alunos apresentam certa dificuldade de interpretação de
gráficos, tabelas, de comparações e interpretações dos dados apresentados. No
entanto os meios de comunicação utilizam a linguagem matemática, linguagem essa
que a maioria dos educandos não consegue fazer a conexão das informações
divulgadas com a Matemática. É importante que os mesmos comparem, leiam e
interpretem gráficos e tabelas de maneira significativa e realizem cálculos de
porcentagem em diversas situações de seu cotidiano, visto que estão cada vez mais
presentes em todos os tipos de mídia e em diversas atividades diárias dos
estudantes. É essencial que a escola proporcione ao estudante, desde o Ensino
Fundamental, a formação de conceitos que o auxiliem no exercício de sua
cidadania. Porém, devemos oportunizar aos alunos situações que desenvolvam a capacidade de coletar, organizar, ler, interpretar e comparar dados, obtendo
conclusões, que colaborem em sua formação como cidadão atuante na sociedade.
Assim é necessário possibilitar o acesso aos saberes matemáticos,
promovendo ações que influenciem os alunos a interpretá-los e compará-los,
colaborando na formação de um cidadão crítico, com diversas habilidades, para que
sejam capazes de fazere diversas leituras de seu mundo, dando oportunidades de
compreenderem e transformarem sua realidade, relacionando os conteúdos
estudados, com situações reais de seu dia-a-dia.
GISETE IZELLI DOS SANTOS
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1524-8.pdf

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Basta abrirmos um jornal, uma revista ou assistirmos à televisão para percebermos que, cada vez mais, a estatística é incluída ao nosso cotidiano e ao de nossos estudantes. Informações de toda natureza passam rapidamente sob nossos olhos em forma de gráficos e tabelas. Este se tornou um hábito tão comum no dia a dia de qualquer pessoa, mas será que os livros didáticos estão vendo a estatística como uma linguagem usual a ser ensinada?

A exposição de dados através de gráficos e tabelas faz parte da linguagem universal matemática e sua compreensão é requisito básico para a leitura de informações e análise de dados. No entanto, para um receptor não alfabetizado em estatística os modos de representar a complexidade de informações podem oferecer dificuldades de entendimento. O não entendimento, a interpretação intuitiva ou equivocada da matemática estatística pode ser uma forma de exclusão do indivíduo da sua cidadania, tornando-o um sujeito mais facilmente manipulável.

Ensinar estatística para as crianças desde o período de alfabetização tornou-se uma necessidade social. Não pensamos o seu ensino de um amontoado de fórmulas e cálculos, mas em desenvolver no aluno a habilidade de coletar, organizar, interpretar e tomar decisões frente aos dados, utilizando a estatística como ferramenta.

A estatística passou, então, a ser alvo de muitos educadores e livros didáticos a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental, em 1997, pois em seu terceiro volume (destinado à Matemática) um dos princípios norteadores reconhece a importância das diferentes formas de representar as informações matemáticas e a sua relação significativa com a realidade do aluno.

Ao refletirmos sobre a importância de tratar a estatística na escola como uma linguagem a ser ensinada para desenvolver a habilidade de ler, interpretar e organizar dados matemáticos, sentimos que ainda há muito a ser feito na educação matemática em relação ao tratamento da informação. Os documentos oficiais solicitam o seu ensino e a sociedade reconhece a importância do assunto para a formação do cidadão, no entanto, raramente faz parte da prática de sala de aula.

Os livros didáticos, que são fontes de pesquisa dos professores, não têm clareza do que é tratamento da informação e aqueles que incluem o assunto em seus conteúdos, fazem-no de forma desvinculada com a realidade, com dados prontos, sem que o aluno precise coletar, organizar e interpretar. Os tratamentos são muito valorizados principalmente nas tabelas (que são utilizadas em todos os livros), e as conversões são esquecidas. A quase ausência de mudança de sentido entre as conversões observadas nos livros didáticos mostra que o pouco que se fala em ensino de estatística ainda aparece de forma estanque, como a maioria dos conteúdos desta disciplina.

Agora, fator essencial, preponderante que deve ocorrer: a conscientização de que o ensino da estatística deve acontecer de forma contextualizada, participativa e utilizando os diferentes registros de representações que os gráficos e tabelas permitem para que o aluno seja capaz de ir e vir entre eles, conjecturar, refletir e tomar decisões frente aos dados.
Edna Alves Neves
Pedagoga
Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional

21 comentários:

pedro'h disse...
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Anônimo disse...

A dificuldade de interpretação de gráficos,tabelas e dos dados apresentados vem desde da má alfabetização ou da falta de leitura.
Por isso é importante que as escolas e professores proporcionem aos alunos a capacidade de coletar,organizar,ler,interpretar e comparar dados.Assim estarão colaborando para a formação de um cidadão crítico.A estatística,se observarmos,realmente está visivelmente incluída em nosso cotidiano,então,cabe a nós educadores mostrar aos nossos alunos isso de maneira clara.Para não criarmos indivíduos facilmente manipuláveis. Suze Helena F. Paula

Ana Carolina disse...

A matemática está na nossa vida nas pequenas coisas em que vivemos,pode ser em comprar um bombom ou em ser um grande empresário bem sucedido,estamos vivendo a realidade das escolas bem diferente do que teria que ser.Precisamos sacudir a educação atual para poder mudar o que estamos vivendo.Para que isso aconteça vamos ser valentes e fazer a diferença.Matemática será só o nosso primeiro desafio.

Unknown disse...
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Unknown disse...

Para que possamos acabar com o mito da matemática,dos cálculos e formas temos que começar a incentivar nossas crianças a importância que tem os números no nosso dia a dia!desde cedo o incentivo da soma dos jogos matemáticos ajudam a formar um cidadão capacitado e bem preparado pra sua formação e seu cotidiano onde irá se depará a tantos cálculos e problemas,Pois a mátematica está presente na nossa vida esde a data do nosso nascimento!Iremos vencer esse mito bobo fazendo nossos alunos se apaixonar e se encantar por esse mundo,com jogos pesquisas e brincaideiras...

Cristina Alves Araujo S

Unknown disse...
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Unknown disse...

A pedagogia moderna hoje defende a teoria que a didática do ensino seja cada vez mais dinâmica. A disciplina de matemática já é um desafio há muitas gerações. O professor capacitado a ensinar matemática e suas áreas relacionadas (Estatística, Química, etc.) deve mostrar ao aluno, como utilizar tal disciplina em seu cotidiano, citando como exemplo, gráficos e tabelas. Vale lembrar que a dificuldade de aprendizagem em gráficos e tabelas não está totalmente vinculada ao aluno e sim na metodologia de ensino, pois em toda e qualquer disciplina, seja ela escolar ou universitária deve existir o verdadeiro sentido em aprendê-la e colocá-la em prática em seu dia-a-dia.
ALUNA: NATELLI LOPES ALMEIDA
CURSO: PEDAGOGIA (200516)

Unknown disse...

A estatística é aplicada em diversas áreas, destacando-se principalmente nas áreas: industrial, recursos humanos, demografia, marketing e análise de mercado, bem como na área financeira. Alunos de pedagogia tem essa cadeira pois, a pedagogia não é só ensinar podemos usar a pedagogia em recursos humanos que precisamos usar a estatista.

Aluna: Lucelia Mesquita

Maria Chagas disse...

A matemática em geral causa terror aos alunos, desde os tempos passados. Pois mal apresentada, o resultado é negativo. Hoje ainda encontramos bloqueio e dificuldade, na qual cabe ao educador transformar está situação. Mostrando o real valor dos cálculos em nossa vida. A importância dos gráficos e tabelas no cotidiano e assim formaremos cidadão. Portanto vamos ensinar as nossas crianças, um bom habito de leitura e interpretação, desde a educação infantil para que a vida se torne fácil, até nos cálculos, e brincando se envolve a matemática

Unknown disse...

Confesso que sinto um pouco de medo dessa tal matematica,nunca consegui me entender com ela gosto mais das letrinhas srsr
Acho sim a estatistica muito complicada,mas se ela for bem direcionada,tudo pode ficar mais tranquilo.Sem ser hipocrita,vou dizendo que nao gosto,mas respeito e entendo sua importancia para nós educadores.
(Rosangela Araujo)

Anônimo disse...

Matematica é uma materia que exige muita concentração com tantas formulas,graficos e numeros,que se não tivermos um previo conhecimento desde cedo sobre a materia passa a ser dificil a sua interpretação. Por isso também passa a ser aquela matéria chata dai vem a quimica e a fisica,mas a Pedagogia esta mudando isso, os professores tem varia ferramentas para ser trabalhadas em sala de aula para tornar a aula prazerosa e dinamica.
Aluna Adriana Sheyla
Pedagogia

Patrícia disse...

A utilização da matemática no ensino é de fundamental importância pois faz com que o aluno desenvolva seu raciocínio, adquira habilidades e conhecimentos para seu cotidiano.Priorizar a matemática é um fator relevante, pois faz com que o educando descubra desde cedo esse universo de gráficos e tabelas, contribuindo em sua interpretação e coleta de informações indispensáveis para sua formação.

Unknown disse...

A estatística está presente em nosso dia-a-dia,mas não sei por qual motivo a linguagem matemática ainda causa medo ao aluno.Talvez isso venha desde o inicio quando o professor passava várias formulas e cálculos.Mas atualmente com essa nova metodologia de ensino podemos desenvolver no aluno habilidades através de jogos que possam torná-los capazes de interpretar e organizar melhor as informações recebidas.Mas ainda há muito a ser feito na educação e no ensino da matemática que faz nosso cotidiano.
(Vanessa Pereira Pinto)

Unknown disse...

A participação do aluno na construção da aprendizagem é fundamental.É necessário criar um hambiente em que o aluno viva situações de seu cotidiano em sala,que ele reconheça que graficos e tabelas fazem parte de seu mundo...mostrando situações corriqueiras em que a estatística esteja presente.O papel do professor deve ser de orientador,propondo ao aluno situações que o levem a refletir,coletar informações e interpretá-las.
( Maria Cristiane Everton)

Maria Chagas disse...
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Maria Chagas disse...
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Maria Chagas disse...

Estatística pra mim é um assunto novo por isso estou com dificuldade de entender as informações passadas pelo professor, antes nas escolas os alunos não estudavam estatística e acredito que seja por essa razão que hoje os alunos não se identificam com a disciplina. Pensando bem devemos refletir muito sobre a importância de estudar esse conteúdo nas escolas como ensino matemático seria de bom aproveito que deste de cedo os alunos tivesse acesso aos conhecimentos para entender a disciplina. Professor obrigado por ensinar estatística com seriedade e sabedoria. Eliana Santos.

Maria Chagas disse...

Aprendi que estatística é importante para nossa formação, pois desenvolve o nosso conhecimento para pesquisar e entender o que se passa atualmente na sociedade.
A estatística está mais presente no dia-a-dia do aluno, os livros didáticos são fontes indispensáveis para formação do professor e aluno.
Também depende muito do professor valorizar os seus alunos para que tenham um bom resultado nessa disciplina.
Ana Lúcia Mendes.

Anônimo disse...

Hoje deparamos com a matemática em todos os cantos que vamos.É por isso que precisamos torna-lá mais fácil para que os nossos alunos possam compreender melhor.Precisamos ser mais dinâmicos e envolver situações do nosso dia a dia, onde os mesmos possam fixar melhor em suas cabecinhas e não ter problemas no futuro e ver que a Matemática não é um bicho de sete cabeça como todo pensa que é.Isabela Melo Nobre

Unknown disse...
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Unknown disse...

A estatística passou a fazer parte do cotidiano de todos nós.Vivemos em um tempo em que a informação corre numa velocidade impressionante, nos levando a forte competitividade, a necessidade constante de reciclagem, a tomar decisões, a trabalhar em equipe e a assumir responsabilidades.Nos nossos dias não só os adultos precisam ser críticos em relação a informação. As nossas crianças, já bombardeadas pelos turbilhões informações,também são expostas a dados estatísticos o tempo todo.Daí a necessidade de, nós professores, desenvolvermos neles autonomia e capacidade crítica para elaborar, emitir e tomar decisões,participar dos processos.Esperar dos alunos que tenham capacidade de coletar dados, formular questões, conceitos e conclusões com base nos dados coletados e analisados, não é suficiente quando se trata de ensiná-los a investigar.É necessário que não limitemos o estudo aprendizagem da estatística a simples cálculos matemáticos,não dando oportunidade de compreender um estudo estatístico partindo de uma situação real e concreta...Proporcionemos aprendizagem sem isenção de dificuldades utilizando a vida na vida, confrontando com situações estatísticas rotineiras...Aprender estatística fazendo estatística!Atrevo-me a pensar que para tanto, a comunidade educadora precisa estar atenta as mudanças de modo a tornar o ensino da estatística rico em ideias práticas e raciocínio.Um exemplo simples é a utilização da aparente facilidade oferecida pela informatização da informação.. o computador, a internet, os programas... Será que a comunidade dos profissionais de ensino entende a necessidade da atualização dos conceitos ou até mesmo da mudança?Seja como for conta-se com o fato do ensino não ser uma atividade estática,parada, mas sim uma atividade em os professores dedicados estão sempre prontos para promover de maneira continuada a melhoria da qualidade do ensino que praticam.